ptenes

 Gestante imigrante ou refugiada 1

ADAPTAÇÃO CULTURAL

Conhecer e integrar-se em uma nova cultura, pode trazer alguns sentimentos negativos, mas que podem ser superados por meio da adoção de algumas dicas importantes. Pesquise sobre como é viver no novo país com outras pessoas de seu país de origem para entender como eles fizeram e facilitar a adaptação Procure fazer amizades com Brasileiros, pode ajudar você a se sentir mais integrado e consegue superar bem a mudança social. Questione se tiver dúvidas , sempre que não souber algo, peça esclarecimento para que se sinta mais ambientado.

PRÉ NATAL

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o acesso gratuito e universal a saúde de imigrantes e refugiadas e seus bebês. A prefeitura de São Paulo disponibiliza o programa mãe paulistana que tem como objetivo assistir a gestante durante o ciclo da gravidez, desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê.

AUTOCUIDADO

Para cuidar bem de seu bebê é preciso cuidar de você. Tenha uma alimentação equilibrada, se possível dê preferência para frutas, legumes, verduras, arroz, feijão e peixes evite o excesso de carboidratos e doces. Faça exercícios de baixo impacto como caminhadas regularmente Mantenha seu cartão de vacina atualizado Atente-se aos sinais do seu corpo mudanças são comuns, porém se notar algo fora do esperado procure ajuda médica

Acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/saude

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa