Resumo do projeto:
O projeto teve início em 2018 como estratégia de promoção da saúde pela alimentação e atividade física, proporcionar o bem-estar físico e mental e reduzir os resíduos orgânicos do restaurante universitário (RU) no campus São Paulo.
Com a compostagem do resíduo orgânico do RU, gera-se adubo para o plantio de temperos naturais, hortaliças e plantas alimentícias não convencionais.
A horta fica localizada no telhado do prédio Octávio de Carvalho. Hoje, o telhado é um espaço de convivência para a comunidade UNIFESP.
O projeto tem o braço da pesquisa utilizando a horta como estratégia pedagógica para promover o consumo de hortaliças dos estudantes do ensino fundamental e moradores da comunidade Heliópolis.
Durante a pandemia de COVID-19, pesquisadores deste projeto realizaram o levantamento de acesso de alimentos na comunidade Heliópolis. Observou-se que 61% das famílias se encontravam em insegurança alimentar. Diante deste cenário, iniciamos o braço social do projeto de extensão, levando hortifrutis arrecadados da distribuidora de alimentos para as comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Com o prolongamento da pandemia, vamos começar uma outra etapa: ajudaremos na multiplicação de hortas comunitárias.
Coordenadora: Profa. Dra. Luciana Yuki Tomita, Depto. Medicina Preventiva
Vice-coordenador: Gilberto Koiti Furuzawa, Depto. Gestão Ambiental
Extensionistas 2020/2021:
Maria Carolina Rocha Roswell, Acássio Farias Barbosa, Jessica Cristina Moraes de Souza, Mario Sérgio Saraiva Cabral, Thiago Terzian Ganadjian, Vinicius Pereira Leite Nakamura, Leticia Torres de Oliveira, Juan Pablo dos Santos Rossi, Nathália Cardoso Neves, Ingrid Castelan de Carvalho, Luísa Ventorim Comarella, Laura Alves dos Santos, Giulia Tiengo Scatamburlo, Erika Mayumi Takahashi, Marlous Vinicius Gomes Lana, Mayara Monique Pires Soares