Projetos

Aqui estão os Projetos de Extensão que colaboram com o conteúdo deste site. Para saber mais sobre eles, clique em uma opção abaixo:

Qual o objetivo desse projeto?
Este projeto visa incentivar o letramento em saúde na comunidade, trazendo à tona tal discussão na universidade e propondo ações relacionadas ao tema.
O letramento em saúde (LS), em inglês “Health Literacy”, refere-se à capacidade dos indivíduos em obter, entender e processar informação em saúde para tomar uma decisão ou se engajar num tratamento de maneira a promover e manter a boa saúde.

É simples...e ao mesmo tempo complexo!
O letramento em saúde não se restringe à escolaridade do indivíduo, já que uma pessoa pode ter um bom nível de instrução formal e ainda assim não compreender as orientações médicas em relação à sua doença. Melhorar o acesso das pessoas às informações de saúde e sua capacidade de usá-las efetivamente é fundamental no contexto do cuidar.

Ações propostas

• Aprendendo na sala de espera
  • Universidade indo à escola pública
  • Eventos informativos(“Workshops”) abertos ao público
  • Mini-cursos de orientações para promoção da saúde
    Material informativo de diversas especialidades acessível à comunidade

O projeto teve início em novembro de 2021, com primeira atividade na Escola Estadual Marina Cintra (EEMC).

Nessa atividade inicial, o tema discutido com alunos do sétimo ano foi:

Saúde Mental...como ficamos durante a pandemia?

O que foi feito?
Fizemos rodas de conversas com alunos da sétima da EEMC série alunos de medicina da EPM, acompanhados de professores da EPM

E depois juntamos a rodas para uma conversa geral sobre o que apareceu de questionamentos, percepções histórias...sempre priorizando as narrativas dos alunos da Escola Marina Cintra.

Falar sobre Saúde mental é importante!!! Essa foi a demanda da escola naquele mês ( Novembro 2021).

Essa atividade fez parte do item de ações propostas: “ A Universidade indo à Escola Pública”.

Abrangência

O LS está imerso em uma rede complexa de interação com o sistema de saúde, o sistema educacional e com os fatores sociais e culturais do indivíduo e sua comunidade.

LS e Formação de Profissionais da Saúde

Na formação do profissional da saúde, o tema do LS precisa ser levado em consideração.  É essencial que o profissional da saúde faça uso de uma linguagem objetiva, organizada, simples, explicando os termos técnicos, de modo que o paciente entenda e volte ao seu meio sabendo sua condição, tratamento a seguir, assim como quais atitudes precisa ter para uma boa recuperação.

Público alvo

Público geral por ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos.

Público específico: Estudantes universitários, estudantes de escolas públicas, professores de escolas públicas, professores universitários, idosos em centros comunitários, professores e pais da rede pública, agentes comunitários.

luciana tomita150

Coordenadora: Profª Daisy Maria Machado

luciana tomita150

Vice-coordenadora: Profª Samara Urban

Extensionistas da EPM 2021/2022

Graziele Leite dos Santos, Gabriel Ronatty, Matheus Menezes, Bruno Pellozo, Vitória Thame Amaral Curi, Cíntia Costa, Myrna Myrna Guernelli, Natália Ardito Schimidt.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa