Projetos

Aqui estão os Projetos de Extensão que colaboram com o conteúdo deste site. Para saber mais sobre eles, clique em uma opção abaixo:

Com atividade prática de compostagem e plantio, apresentação e degustação de PANCs

A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Romano Reschilian,  por meio do Projeto de Extensão Universitário Horta, Compostagem e Jardinagem, da UNIFESP. Esse projeto, assim como diversos outros projetos da universidade, têm como três pilares básicos a educação, extensão e pesquisa. O braço de educação está presente nas atividades desenvolvidas pelos alunos do 4º ano do curso de Medicina, que realizam atividades sobre escolhas alimentares saudáveis com os alunos do ensino infantil.
O braço da pesquisa é a avaliação do impacto da horta como estratégia pedagógica de promoção da alimentação saudável com aulas de manejo e cuidado da horta, compostagem para produção de substrato para plantio e doação de mudas de hortaliças, rodas de conversa sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados e como fazer substituições mais saudáveis, baratas, sustentáveis, apresentação e degustação das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). .
Assim, o projeto de pesquisa iniciou no espaço útil da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Romano Reschilian localizada na zona sul da cidade de São Paulo.
WhatsApp_Image_2022-08-21_at_15.42.18.jpeg
Participam do projeto os pesquisadores Cintia Sulzbach (CRN 68253), Mariana Stevenson (CRN 64460) e Natália A. Guerreiro (CRN 56150).
Os materiais elaborados pelas responsáveis do projeto, e que foram utilizados durante as oficinas na UBS, se referem a temas relacionados a: como fazer e utilizar uma composteira, como fazer a leitura da rotulagem de alimentos e, também, como identificar o nível de processamento dos alimentos consumidos, de acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira.

Além desses materiais, foi criado pelos alunos extensionistas do projeto Horta, Compostagem e Jardinagem, um compilado de receitas que resultou na criação de um e-book de receitas. Essas receitas são focadas tanto na área das PANCs, quanto no aproveitamento integral dos alimentos. O intuito desse livro foi justamente unir os dois temas centrais, PANCs e aproveitamento integral, para que pudesse ser uma ferramenta aplicável no dia-a-dia da população em geral, sobretudo àqueles que buscam ampliar a variedade alimentar e, também, como altenativas sustentáveis e baratas para populações que se encontram em situação de vulnerabilidade. Esse livro, assim pode ser acessado no final dessa página, junto com os demais materiais e, no perfil de instagram do projeto da Horta (Link do perfil).

WhatsApp_Image_2022-08-21_at_15.42.19.jpeg

WhatsApp_Image_2022-08-21_at_15.42.18_1.jpeg Esses materiais foram disponibilizados e podem ser acessados nessa página, através dos títulos:

Composteira

Como ler rótulos

Nível de processamento dos alimentos

Livro de receitas PANCs e Aproveitamento Integral dos Alimentos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa